Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Organizando documentos.

     Olá, fiquei uns dias sem postar nada, afinal crianças de férias e projetos a fazer, não tive muito tempo de ficar no computador. Existem duas épocas no ano que gosto de fazer uma boa organização em casa, uma é no final do ano e outra em julho, como as crianças estão de férias aproveito para revisar o material escolar, os uniformes, papéis da escola, etc. Aproveitei e também resolvi arrumar a papelada da casa, contas, contratos, notas fiscais, entre outros.
     A organização de documentos e papéis é uma das coisas mais importantes da casa, afinal, quem já não pagou multa por não encontrar a conta, ou ficou horas procurando por um documento? Darei algumas dicas de como organizar estes documentos.
     Primeiramente, junte todos seus papéis e documentos, escolha um local da casa onde você tenha espaço e uma mesa para trabalhar. Separe o material que você vai usar: clips, grampeadores, pastas com elásticos, pastas sanfonadas ( se preferir), etiquetas adesivas, canetas, arquivo morto, e outras coisas que achar necessário e não esqueça do lixo.
     Depois comece a separar os papéis em: contas pagas, contas à pagar, documentos pessoais, documentos do carro, seguros, recibos, manuais, e todos os outro que tiver.

- contas pagas; devem ser guardadas numa pasta separadas por categorias ( seguro, aluguel, escola, etc) e no ano corrente, as de anos anteriores podem ser guardadas, também separadas, num arquivo morto.
- contas à pagar; o ideal é ter uma pasta sanfonada etiquetada com as datas do vencimento das contas, como 5, 10 e 20. Devem ficar num local de fácil acesso e visualização.
- documentos pessoais: estes devem ser guardados em uma pasta com elástico ou plásticos, cada membro da família deve ter sua pasta com seu nome, na qual ficam seus documentos pessoais.
- documentos de carro, imóveis, seguros e bancos: o ideal é utilizar um arquivo para pastas suspensas, e separar cada uma pasta para cada assunto. Se não houver possibilidade de usar o arquivo, pastas com elásticos devidamente identificadas cumprem a função.
- garantias e manuais: podem ficar em pastas ou caixas( guarde-os durante o tempo de vida útil de cada produto)
- cartas e lembranças: se é costume da família guardá-las utilize uma pasta polionda ou uma caixa.
- trabalhos escolares: escolha uns dois ou três trabalhos por ano. Utilize uma pasta para cada filho.

     Todo o resto que sobrar vai para o lixo. Agora você deverá arrumar um local na sua casa para guardar tudo isso, pode ser um armário, uma prateleira, ou outro local que seja de fácil acesso, mas que deixe organizados e protegidos. A única coisa que você deve deixar em um local visível é a pasta de contas à pagar, aqui em casa temos uma gaveta na sala onde colocamos os papéis e depois separamos para as outras pastas que estão no armário do escritório.
     Dá uma olhadinha na bagunça que toda a papelada faz:

                                           
                                                          A bagunça na gaveta.


                                                               Muitas pastas.


                                                    Separação da papelada por categorias.

 
                                                 Separando tudo em pastas sanfonadas.


                                            Olha a quantidade de papel que foi jogada fora.


                                                   A gaveta está quase perfeita.

Então gostaram das dicas! Lembrem-se que a organização só vai tornar sua vida menos estressante e você terá mais tempo para fazer o que gosta, não deixe para depois, comece já a se organizar e veja a mudança em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário