Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Panos de pratos e toalhas de mesa

Continuando a organização das gavetas da cozinha. Chegou a vez dos panos de pratos e toalhas de mesa.
Começaremos pelo básico: "limpar"- retire todos os panos da gaveta e limpe a gaveta com água morna e sabão neutro, seque bem.
Separe os panos de pratos dos panos para mãos, veja se estão bem conservados, sem furos ou muito manchados. Os que não estiverem em condições de serem usados mais, reaproveite como panos para limpeza.
Para uma melhor visualização e organização, uma maneira eficaz é dobra-los em forma de rolinhos, assim ocupam menos espaço e podemos visualizar todos os panos.





E como deixar os panos sempre branquinhos?
Uma dica que nunca devemos esquecer é use panos de pratos apenas para secar louça, e nada mais.
Mas como nem sempre conseguimos isso, vai algumas dicas tiradas da internet.


1. Na hora de lavar: lave os panos de prato sempre separados dos panos de limpeza geral da casa (os que vão no chão, paredes, banheiros, etc);
2. Troque os panos de prato no mínimo 5 vezes por semana. Eu troco todos os dias pela manhã.
3. Tenha sempre 3 tipos de panos na sua cozinha (evitem usar o mesmo para as 3 funções):
- Pano de Prato: para secar louças;
- Pano de Mão: para secar as mãos;
- Pano de Pia: para limpezas da pia mesmo;
4. Duas vezes por semana deixe estes panos de pia de molho com água (1 litro) + 3 colheres de água sanitária. Isso vai garantir a limpeza dos mesmos. Até porque estes são os que mais atraem impurezas, uma vez que estão em contato direto com restos de comida, etc.


E as toalhas de mesa?!!!





Seguem o mesmo padrão dos panos de prato. Veja se estão em bom estado, separe as de dia a dia das de festa. Podem ser guardadas em rolo ou dobradas. Eu uso dobradas numa gaveta junto com os jogos americanos.
Em 15 minutos você organiza sua gaveta.
Beijos e até breve.


Um comentário:

  1. Aretta, muito bom esse post, faço exatamente assim em minha casa e o pano de pia seco imediatamente após o uso para durar mais e não juntar bactérias. descarto a cada 3 dias.

    ResponderExcluir