Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

Limites para os pais?

            Hoje o assunto é sobre educação! Sempre gosto de estar lendo livros e artigos sobre o assunto, afinal tenho dois filhos. Um livro que li e que recomendo a todos é " Limites sem traumas" da Tania Zagury, leitura gostosa e fácil e com dicas práticas sobre o assunto. Mas um tópico do livro me chamou a atenção, sobre o limites dos pais! E é sobre ele que vou falar.
           Acredito que todos concordam que dar limites para os filhos é fundamental no processo de educação, e para dar limites, os pais têm, que também ter limites. Ninguém pode dar o que não tem!
Algumas regras são:



* Jamais aplique limites nos seus filhos visando ao seu próprio interesse: os limites são estabelecidos para que a criança, a curto, médio e longo prazos seja a beneficiária. Claro que , eventualmente as regras precisem ser suspensa, mas por necessidade não por prazer dos pais.
* Não viole regras, isso também é falta de limite: Um pai vai ao cinema e descobre que o filme tem idade minima, mas insiste na bilheteria para deixarem a criança entrar. O filme não é apropriado para a criança, mas o que importa para esse pai é ele assistir. O que esse pai ensina para a criança? Que a lei é valida só pra os outros? E quando essa criança burlar uma lei ou regra o que esse pai poderá dizer? Não esqueça que as crianças aprendem mais com os exemplos do que com palavras.
* Não estabeleça regras diferentes para seus filhos. O que vale para um, vale para todos: proteger um filho em detrimento do outro é inaceitável, todos têm de ter os mesmos direitos e deveres dentro da casa.
* Não use os limites como desculpa para sua pouca paciência ou tolerância quanto ás necessidades dos filhos: os pais têm o dever de dar limites, mas nunca apenas para tornar sua vida " mais fácil".
* A pretexto de usar limites, não espere que seu filho compreenda, aceite e se comporte além do que as necessidades da idade permitem: Se você não quer que seu filho de 3 ou 4 anos tenha um " piti" no restaurante, não o leve para lá ás 10:00 da noite, esperando que ele fique feliz em ouvir o papo de quatro adultos tomando chope por três horas seguidas, por exemplo. Lembre-se: você é o adulto, e ele a criança.
* Não exacerbe seus direitos: A palavra final é dos pais, mas desde que sejam equilibradas e que os pais saibam discernir em que situações eles têm esse direito. Controle é uma coisa, limite é outra.






Texto extraído do livro : Limites sem trauma - Tania Zagury ( página 163 a 170 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário