Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Energia Positiva na Organização



Na organização tanto pessoal como doméstica, usamos vária ferramentas para guiar nossos trabalhos. Nós organizadores estamos sempre buscando informações sobre como podemos ser mais organizados de uma maneira fácil e produtiva. Por minha própria experiência digo a vocês que a organização traz muitos benefícios para nossa vida. Nossa mente fica mais leve e criativa, as energias fluem com mais facilidade, entre outros benefícios. Existe um pequeno texto que sempre me inspira:
         " Para atrair coisas novas para sua vida, primeiro deve-se desfazer do velho, água parada atrai mosca. A vida deve ser cíclica como o movimento de um rio."
Nas minha pesquisas sobre organização encontrei um texto falando sobre "Os 5s".


Os 5 “S” são as iniciais de 5 palavras japonesas – Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke – que estão intimamente relacionados com wa – harmonia.

1. SEIRI significa evitar o DESNECESSÁRIO – Todas as coisas devem ser classificadas em 3 grupos: as que irão para o CONSERTO, as que serão DOADAS e as que realmente serão DESCARTADAS.
 
2. SEITON significa providenciar a ARRUMAÇÃO - Todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo faz com que você não perca tempo nem gaste energia procurando-as. Até os itens espalhados pela casa e esquecidos por seus donos podem ser organizados dentro de caixa.
 
3. SEISO significa manter sempre LIMPO – o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessário, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção. O foco está justamente em lembrar que a limpeza deve ser parte da rotina e não é uma atividade ocasional realizada quando os objetos estão muito desordenados.
 
4. SEIKETSU significa manter a HIGIENE – tornando o ambiente saudável e agradável para todos. Refere-se à padronização das atividades, como manter os objetos similares em locais similares.
 
5. SHITSUKE significa DISCIPLINA – para aprender e seguir os princípios anteriores como hábitos salutares e prazerosos incorporados na sua rotina.
 
Os principais benefícios que esses conceitos vão trazer para seu cotidiano são:
1. Maior eficiência pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
 2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de materiais tende à degeneração e mau aproveitamento.
 3. Maior satisfação das pessoas com o ambiente em que convivem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário